Sábado, 30 de Agosto de 2025
Bahia Xenofobia

Após piada xenofóbica de ministro do STJ, Jerônimo Rodrigues sai em defesa da Bahia

Governador afirma que declaração de João Otávio de Noronha não pode ser tratada como brincadeira e exige respeito ao povo baiano

20/03/2025 09h40
Por: Redação
Foto: Gabriela Silva
Foto: Gabriela Silva

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), repudiou publicamente o comentário do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fez uma declaração considerada xenofóbica contra os baianos. O episódio ocorreu durante sessão virtual do tribunal nesta terça-feira, 18. 

Na ocasião, Noronha comentou, em tom de piada, sobre um incidente envolvendo o colega ministro Raul Araújo, que havia se machucado durante uma partida de basquete. "Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete e arremessa a bola na cesta, ela só cai no sábado", afirmou Noronha. Nenhum dos ministros envolvidos é baiano—Araújo é natural de Fortaleza (CE) e Noronha é de Três Corações (MG).

De acordo com Jerônimo, a fala descabida de um dos ministros de uma instituição respeitável como o STJ não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto. “É xenofobia pura. É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano”.

O governador reiterou, ainda, o seu compromisso em defender a Bahia e o povo baiano. “Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, finalizou Jerônimo Rodrigues.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.