Após a Operação Overclean apontar integrantes da cúpula nacional do União Brasil investigados por fraude licitatória e desvio de dinheiro público, outro caso envolvendo o partido veio à tona na quinta-feira (23). As contas do Instituto Índigo, comandado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, entraram na mira de dois integrantes do Conselho Fiscal do partido após uma reunião e devem ser encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
O Conselho Fiscal em questão é formado por dois deputados federais, Elmar Nascimento e Pauderney Avelino, e por dois assessores, Ricardo Motta Lobo e Rodrigo Gomes Furtado. De acordo com informações do jornal O Globo, os assessores indicaram a necessidade de não aprovação das contas do instituto.
Veja também:
Elmar, presidente do conselho, decidiu levar as contas para aprovação do Conselho Curador, uma instância superior dentro do partido. No entanto, os assessores Ricardo Motta e Rodrigo Gomes afirmaram que a medida desrespeita o estatuto e pediram que os órgãos competentes fiscalizem as ações: “Ante ao exposto, mantém-se a desaprovação das referidas contas nos termos previstos no regramento estatutário, informando que o respectivo requerimento está sendo encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União para conhecimento, apuração e indiciamento dos respectivos responsáveis, objetivando a preservação do erário público”, pontuou o texto redigido pelos assessores.
Texto esse que, além de reafirmar a posição dos membros contrários à aprovação, destaca a seriedade das alegações, que podem ter implicações para a gestão do Instituto Índigo e para a reputação do União Brasil.
ACM Neto assumiu a presidência do Instituto Índigo por um período de três anos em maio de 2023.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação