Dois investigadores da Polícia Civil da Bahia tiveram suas demissões publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 14, devido a envolvimento em casos de agressão contra mulheres. Um dos episódios resultou em morte, enquanto o outro envolveu violência física grave.
O primeiro caso levou à demissão de José Anchieta Gomes das Neves, que assassinou sua ex-companheira. De acordo com o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela corporação, no dia 25 de maio de 2021, no município de Saúde, o agente efetuou um disparo de arma de fogo na direção do portão de entrada da sua casa, o qual atingiu a sua então companheira no pescoço, quando a vítima se encontrava na porta de entrada da residência do casal. Ela não resistiu aos ferimentos.
Segundo os autos do inquérito policial, José Anchieta e a vítima viviam em união estável há oito anos, sendo que o relacionamento era permeado por brigas e ofensas constantes. A denúncia também cita agressões físicas sofridas pela vítima e que ela, eventualmente, era impedida de entrar na residência do casal, pelo acusado. A apuração revelou que o acusado fazia uso exagerado de bebida alcoólica em bares do município de Saúde, inclusive portando a arma de fogo.
Uma agressão com coronhadas na cabeça da ex-esposa motivou o desligamento de Eudes de Brito Chagas da Polícia Civil. O episódio de violência aconteceu em um bar localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, no dia 13 de julho de 2018.
Além dos golpes com a arma de fogo, Eudes ainda socou o rosto da mulher e efetuou disparo com a pistola na área externa do estabelecimento.
A demissão de um funcionário público pode ser revertida por decisão administrativa ou por decisão judicial. Quando um PAD que culminou com a demissão do servidor é anulado, ele é reintegrado ao serviço público.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação