Sexta, 03 de Outubro de 2025
Bahia Educação

Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu é reconhecido pela UNESCO por educação antirracista

Unidade baiana integra Rede de Escolas Associadas da UNESCO, fortalecendo ações de identidade, inclusão e cooperação internacional.

02/10/2025 08h47 Atualizada há 1 dia
Por: Redação
Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu é reconhecido pela UNESCO por educação antirracista

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu foi oficialmente reconhecido como integrante da Rede de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, conquista que certifica instituições comprometidas com a promoção da paz, do diálogo intercultural, da educação de qualidade e do desenvolvimento sustentável. O reconhecimento é fruto de uma trajetória marcada pela implementação de ações voltadas à educação antirracista, iniciadas em 2015.

Na rede estadual da Bahia, esse trabalho pedagógico acontece durante todo o ano letivo, como parte do currículo e em consonância com as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Ações como seminários, palestras, gincanas e atividades culturais fortalecem a identidade dos estudantes e promovem políticas afirmativas. Em Catu, a prática contínua consolidou a escola como referência no tema.

A aprovação pela UNESCO abre novas perspectivas de cooperação internacional para alunos e professores, ampliando horizontes de formação. “Buscamos fortalecer a escola através de ações que potencializam o sentimento de orgulho e pertencimento de toda a comunidade escolar”, afirmou o professor Delmaci Ribeiro. Para estudantes, o impacto se reflete na construção de identidade e consciência crítica.

“Ao longo do meu tempo na escola, eu e meus colegas tivemos diversas oportunidades de construir nossa identidade através dos ensinamentos proporcionados pelo colégio”, destacou Hanna Braga, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

Na Bahia, a diversidade cultural e a herança afro-brasileira impulsionam projetos que garantem acesso equitativo e valorização da identidade de estudantes negros e indígenas. Em Catu, essas ações se intensificaram com a criação do Núcleo de Pesquisa e Educação Antirracista (NUPEA), responsável por iniciativas como a produção de um documentário exibido no Chile, durante a Feira Científica Tecnológica Escolar.

Para a estudante Lorena Estrela, ex-integrante do NUPEA, a experiência foi transformadora. “Na 3ª série do Ensino Médio, esta vivência ampliou minha visão de mundo, fortalecendo meu compromisso com a luta antirracista e consolidando meu desejo de seguir na vida acadêmica”, relatou. Hoje, cursando Ciências Biológicas na UNEB, Lorena atua em projetos de pesquisa, extensão e liderança estudantil, reconhecendo no NUPEA o alicerce de sua formação e engajamento social.

Colégio de Tempo Integral de Catu passa a integrar a Rede de Escolas Associadas da UNESCO

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Catu - BA

Catu - Bahia

Sobre o município
Catu é um município baiano, parte da Região Metropolitana de Salvador, conhecido pela economia voltada para o setor petrolífero e comercial, com topografia irregular e localizado na BR-110, entre Salvador e Alagoinhas. A cidade, que tem a produção de petróleo como base econômica, viu seu desenvolvimento declinar com a Petrobras se voltando para o pré-sal e deixando os campos terrestres, mas busca recuperação com pequenas petroleiras e a diversificação de suas atividades.
Alagoinhas, BA
Atualizado às 08h01
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 27°

23° Sensação
3.67 km/h Vento
68% Umidade do ar
44% (0.49mm) Chance de chuva
Amanhã (04/10)

Mín. 17° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Amanhã (05/10)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuvas esparsas