O protagonismo dos catadores e catadoras de recicláveis no Carnaval da Bahia mostra que a festa do Axé também é exemplo de inclusão social e proteção ao meio ambiente. Com um resultado histórico retirando das ruas 177, 5 toneladas de materiais recicláveis e R$ 5 milhões de investimento, o projeto EcoFolia Solidária, uma iniciativa do Governo do Estado, beneficiou 3.596 pessoas com equipamentos de proteção, fardamento e refeições em todos os dias de folia. Os números positivos foram anunciados durante o balanço oficial do Governo realizado nesta quarta-feira de cinzas no bairro de Ondina.
As cooperativas contabilizaram 112,969 mil kg de alumínio, 23.898 de PET e 32.639 kg de plástico na capital já nas cidades de Barreiras e Itabuna foram 6.662 e 1.722 kg, respectivamente.
Em entrevista à imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o protagonismo dos catadores e o empenho do Estado para aumentar o valor pago pelos materiais coletados, na distribuição de fardamento, equipamentos, e uma novidade em 2025 com o fornecimento de refeições diárias, garantindo a segurança alimentar de mais de três mil catadores.

“A dedicação e o protagonismo desses incansáveis profissionais fizeram do Carnaval uma festa que conciliou a sustentabilidade, cuidado e renda para milhares de famílias da capital e do interior. Esse é um compromisso dessa gestão, que é estar ao lado dos catadores e cooperativas o ano todo, não somente nos grandes eventos, investindo em estrutura de apoio para armazenamento, aquisição de prensas para as latinhas de alumínio, equipamentos de proteção individual e demais anseios da categoria”, afirmou o governador.
Ao lado do governador, o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, falou que o projeto superou todas as projeções. “São números que evidenciam o acerto do Governo com o projeto EcoFolia, uma iniciativa que está alinhada a uma série de políticas socioambientais instituídas nos últimos anos. A parceria das secretarias e órgãos do Governo, das cooperativas, catadores autônomos, recicladores e de toda a sociedade, mostram que é possível reduzir os impactos ambientais da maior manifestação cultural do mundo e ao mesmo tempo promover renda e melhores condições de trabalho para os catadores”.
Nos seis dias de folia até no arrastão da quarta de cinzas, as centrais de apoio ficaram abertas 24 horas por dia, o que permitiu o atendimento contínuo aos catadores.

O sucesso do projeto está no envolvimento direto das cooperativas e seus associados são elas: CRG Bahia, Cata Bahia, Camapet, AACRI, Caec, Cooprede, Rede Recicla Bahia, Cooperguary e Recicla Conquista. “Com cada lata, garrafa e plástico coletado e reciclado, o EcoFolia Solidária prova que a alegria do Carnaval vai muito além da festa, uma força de transformação de vidas e proteção ao meio ambiente, pois todos esses resíduos se não fossem retirados dos circuitos poderiam chegar nos rios, áreas verdes e também sobrecarregar aterros sanitários”, afirmou a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins.
Eco Indicadores
Ao final dos sete dias de carnaval, o ‘Eco Indicadores’, tecnologia socioambiental desenvolvida pelo Centro de Arte e Meio ambiente – CAMA em parceria com as cooperativas de reciclagem, apresentará o quanto o projeto Ecofolia Solidária contribuiu para mitigação de emissão de CO².
O projeto
O EcoFolia Solidária é um projeto coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceira com as Secretarias do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Rural (SDR), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), assim como das Voluntárias Sociais, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Fonte: Ascom/Sema
Bahia Temporada das jubarte e aparição de pinguins reforçam cuidados ambientais na Bahia
Clima Frio intenso e chuvas marcam a terça-feira em diferentes regiões do país; confira
Lauro de Freitas Obras de requalificação do Parque Ecológico seguem a todo vapor
Lauro de Freitas Servidores passam por capacitação para implantação do SEI Bahia Municípios
Bahia Bahia promove 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Bahia Catadores de recicláveis do interior contaram com apoio do Governo do Estado durante o Carnaval Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas